quarta-feira, 24 de julho de 2013

Canelone de Ricota com Tomate, Azeitonas e Manjericão (Ricotta Cannelloni with Tomatoes, Olives and Basil)

A receita de hoje traz uma massa com um tipo de molho diferente, que não é batido, nem processado, é um molho picado que não fica horas cozinhando. Ele mostra um lado mais fresco dos ingredientes, principalmente do tomate, que é o principal ingrediente do molho mais comum para massa que é cozido para apurar o seu sabor, o que não é o caso aqui. Tirei essa receita do livro do Chef Claude Troisgros "As melhores receitas do Que Marravilha", um programa do GNT que assisto desde que descobri minha paixão por gastronomia. Espero que gostem! Bom apetite!





 Canelone de Ricota com Tomate, Azeitonas e Manjericão

Serve 4 pessoas

Ingredientes

Para o canelone
- 6 folhas de massa para lasanha pré-cozida
- 800 g de ricota fresca
- 160 ml de creme de leite
- 2 colheres (sopa) de cebolinha francesa picada
- azeite
- sal
Para o molho
- 4 tomates sem pele e sem sementes cortados em cubos
- 1 cebola roxa picada
- 3 dentes de alho picados
- 16 azeitonas pretas cortadas em lascas
- 400 ml de azeite extravirgem
- suco de 1 limão
- pimenta dedo-de-moça picada
- manjericão a gosto
- coentro fresco e coentro em grão a gosto
- pimenta-branca em grão amassada
- sal

Modo de Preparo

Canelone
Cozinhe as folhas de lasanha em água e sal por 2 a 3 minutos. Retire e jogue imediatamente em água com gelo, para interromper o cozimento. Seque as folhas com a ajuda de um pano de prato. Misture bem a ricota, o creme de leite e a cebolinha. Recheie as folhas de lasanha com a mistura e enrole, formando canelones. Coloque-os em uma forma untada com azeite e deixe descansar na geladeira por 2 horas. Leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos a 180°C.
Molho
Misture todos os ingredientes.
Servir
Disponha os canelones nos pratos e cubra com o molho, tentando não colocar muito azeite. Para servir, salpique parmesão ralado

*Dicas
Amassa do canelone precisa estar al dente para que possa receber o recheio e não desmanchar depois no forno. Misture o molho com uma colher bem delicadamente. Não bater.

FONTE: Livro – “As melhores receitas do Que Marravilha” - Claude Troisgros

Obs.: Usei massa seca para canelone. Não usei coentro em grão, coentro fresco e pimenta-branca amassada para atender o gosto de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário