quarta-feira, 31 de julho de 2013

Salada de Melancia com Tomate, Queijo de Cabra e Manjericão/Rolinhos de Lasanha com Espinafre e Ricota (Watermelon Salad with Tomatoes Goat Cheese and Basil/ Cheesy Lasagna Rolls with Spinach and Ricotta)

Esta é uma ótima opção vegetariana e com muito sabor. O destaque é da salada de melancia com tomate que com certeza não é uma combinação muito comum, mas é uma escolha muito interessante e saborosa, totalmente diferente do que tudo que você já experimentou, além de ser ótima no verão. Já a lasanha também traz um novo jeito de comer este prato já conhecido e apreciado a tanto tempo. Bom apetite!



Salada de Melancia com Tomate, Queijo de Cabra e Manjericão

Serve 4 porções

Ingredientes

- 2 xícaras de melancia cortada em cubos, sem semente
- 2 tomates pequenos cortados em cubos grandes
- 60 g de queijo de cabra fresco, esfarelado
- 2 colheres (sopa) de vinagrete de balsâmico (receita abaixo)
- 2 colheres (sopa) de manjericão fresco picado

Modo de Preparo

Em uma travessa grande ou pratos individuais, arrume a melancia, o tomate e o queijo de cabra. Tempere regando com o vinagrete e salpique manjericão.

FONTE: www.wholefoodsmarket.com

Vinagrete de Balsâmico

Rende 1 xícara

Ingredientes

- ½ xícara de vinagre balsâmico
- ½ xícara de azeite extra virgem
- 1 colher (chá) de mostarda dijon
- ½ colher (chá) de orégano seco
- 1 dente de alho amassado
- sal a gosto
- pimenta do reino preta a gosto

Modo de Preparo


Misture todos os ingredientes e bata com um mixer ou no liquidificador para ficar homogêneo. 






(Desculpe pela qualidade das fotos, faltou luz na hora que estava preparando o jantar.)

Rolinho de Lasanha com Espinafre e Ricota

Serve 4 a 6 porções

Ingredientes

- Sal a gosto
- 250 g de massa seca para lasanha (8 a 10 tirinhas)
- Óleo vegetal
- 1 xícara de creme de ricota
- 1 ½ xícara de molho de tomate pronto
- 1 ½ xícara de espinafre
- ½ xícara de mozzarella ralada

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 200°C. Enquanto isso, ferva uma panela grande com água e sal, adicione a massa para lasanha e cozinhe até que fique al dente, 8 a 10 minutos. Escorra e transfira para uma superfície limpa para fazer os rolinhos. Unte uma travessa pequena com o óleo e reserve. Trabalhando com uma tirinha de massa por vez, espalhe o creme de ricota generosamente na tirinha de massa, ponha um pouco do molho e finalize com folhas de espinafre. Começando em uma ponta, enrole a massa com cuidado e vá colocando na travessa, bem apertadinho para que eles não se abram. Despeje o restante do molho sobre os rolinhos e finalize com a mozzarella ralada, asse até que fique dourado, 20 a 25 minutos.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Canelone de Ricota com Tomate, Azeitonas e Manjericão (Ricotta Cannelloni with Tomatoes, Olives and Basil)

A receita de hoje traz uma massa com um tipo de molho diferente, que não é batido, nem processado, é um molho picado que não fica horas cozinhando. Ele mostra um lado mais fresco dos ingredientes, principalmente do tomate, que é o principal ingrediente do molho mais comum para massa que é cozido para apurar o seu sabor, o que não é o caso aqui. Tirei essa receita do livro do Chef Claude Troisgros "As melhores receitas do Que Marravilha", um programa do GNT que assisto desde que descobri minha paixão por gastronomia. Espero que gostem! Bom apetite!





 Canelone de Ricota com Tomate, Azeitonas e Manjericão

Serve 4 pessoas

Ingredientes

Para o canelone
- 6 folhas de massa para lasanha pré-cozida
- 800 g de ricota fresca
- 160 ml de creme de leite
- 2 colheres (sopa) de cebolinha francesa picada
- azeite
- sal
Para o molho
- 4 tomates sem pele e sem sementes cortados em cubos
- 1 cebola roxa picada
- 3 dentes de alho picados
- 16 azeitonas pretas cortadas em lascas
- 400 ml de azeite extravirgem
- suco de 1 limão
- pimenta dedo-de-moça picada
- manjericão a gosto
- coentro fresco e coentro em grão a gosto
- pimenta-branca em grão amassada
- sal

Modo de Preparo

Canelone
Cozinhe as folhas de lasanha em água e sal por 2 a 3 minutos. Retire e jogue imediatamente em água com gelo, para interromper o cozimento. Seque as folhas com a ajuda de um pano de prato. Misture bem a ricota, o creme de leite e a cebolinha. Recheie as folhas de lasanha com a mistura e enrole, formando canelones. Coloque-os em uma forma untada com azeite e deixe descansar na geladeira por 2 horas. Leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos a 180°C.
Molho
Misture todos os ingredientes.
Servir
Disponha os canelones nos pratos e cubra com o molho, tentando não colocar muito azeite. Para servir, salpique parmesão ralado

*Dicas
Amassa do canelone precisa estar al dente para que possa receber o recheio e não desmanchar depois no forno. Misture o molho com uma colher bem delicadamente. Não bater.

FONTE: Livro – “As melhores receitas do Que Marravilha” - Claude Troisgros

Obs.: Usei massa seca para canelone. Não usei coentro em grão, coentro fresco e pimenta-branca amassada para atender o gosto de todos.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Camarões com Molho Shoyu e Macarrão Tappanyaki e Alho-poró com Sementes de Gergelim/ Salada de Broto de Feijão/ Pavê de Framboesa e Capim-Limão (Soy Shrimp "Prawns" and Tappanyaki Noodles with Leeks and Sesame Seeds/ Bean Sprouts Salad/ Raspberry and Lemongrass Triffle)

Já vou logo avisando que este cardápio exige um pouco mais de tempo e dedicação, pois é composto por receitas mais elaboradas e especiais. É para aquele dia que você quer impressionar pra valer com esse cardápio de inspiração asiática não tão convencional. O prato principal é o camarão com molho shoyu e macarrão tappanyaki, que representa um lado mais moderno da culinária asiática misturando tomate cereja e alho-poró a ingredientes asiáticos clássicos. Ele é acompanhado por uma salada de broto de feijão, que pode causar certo estranhamento ao ver cebola crua nos ingredientes, mas garanto que, por estar temperada com molho shoyu e óleo de gergelim, não tem um gosto tão forte de cebola. A estrela da refeição é a sobremesa, o pavê de framboesa e capim-limão. Uma combinação muito inusitada para nós brasileiros, mas uma maravilha, misturando o azedinho da framboesa, com o doce creme, a textura leve e fofa do chantilly e sem esquecer o aroma inigualável do capim-limão, que dá o toque asiático ao prato. É a garantia de um sucesso! Bom apetite!




Camarões com Molho Shoyu e Macarrão Teppanyaki e Alho-Poró com Sementes de Gergelim

Prato principal para 4

Ingredientes

- 1 alho-poró pequeno
- 100 g de tomates cereja
- 2 dentes de alho
- 1 limão siciliano
- 4 colheres (sopa) de shoyu light
- 400 g de camarões graúdos sem casca
- óleo vegetal
- 250 g de macarrão pré-cozido do tipo udon
- 1 colher (sopa) de açúcar

Modo de Preparo

Parta o alho-poró em rodelas. Parta os tomates ao meio. Pique o alho. Rale o limão siciliano e depois parta-o ao meio. Corte uma metade em 4 pedaços. Esprema a outra metade. Misture o suco de limão  com metade da raspa de limão, o açúcar, o molho shoyu e metade do alho. Acrescente os camarões e deixe marinar por 5 minutos.
Aqueça uma frigideira grande e salpique 2 colheres (sopa) de azeite sobre ela. Grelhe o alho-poró por 2 minutos com a tampa. Acrescente o macarrão, misture tudo e grelhe por mais 3 minutos, mexendo sem parar. Junte o alho e o restante da raspa de limão. Seque os camarões com papel toalha. Frite-os em uma grelha por uns 3 minutos, virando-os uma vez. Quando você virar os camarões, acrescente também os tomates cereja na grelha. Salpique o resto da marinada de molho shoyu no macarrão, adicione as sementes de gergelim e mexa o macarrão novamente. Divida o macarrão em 4 recipientes aquecidos e cubra com os camarões, os tomatinhos e um pedaço de limão.


FONTE: Livro de Receitas Avance Grill Philips Walita

Obs.: Preferi misturar os camarões no macarrão e servir em uma travessa. Adicionei mais shoyu ao macarrão. 


Salada de Broto de Feijão

Serve 4 porções

Ingredientes

- 300 g de broto de feijão
- 100 g de presunto
- 1 cebola
- 1 colher (sopa) de shoyu
- 2 colheres (sopa) de óleo de amendoim ou de milho
- 1 colher (café) de óleo de gergelim apimentado

Modo de Preparo

Escalde os botos de feijão numa panela de água fervente por 3 minutos. Passe-os em água fria para interromper o cozimento e escorra cuidadosamente. Corte o presunto em fatias finas. Descasque e corte em fatias finas a cebola. Prepare o molho. Misture o shoyu com os dois tipos de óleo. Junte a cebola e misture bem. Numa travessa funda, ponha os brotos de feijão. Cubra com as fatias de presunto, despeje o molho e sirva.

FONTE: www.avitrinedosabor.com.br



Pavê de Framboesa e Capim-Limão

Serve 8 porções

Ingredientes
- 2 ½ xícaras de água
- 1 ¾ de xícara de açúcar
- 3 a 4 talos de capim-limão, cortado na metade no sentido do comprimento
- 16 biscoitos ladyfingers (receita abaixo)
- 1 1/3 de xícara de framboesas
- 3 a 4 colheres (sopa) de vodka
- 2 ½ xícaras de creme de leite de caixinha
- 8 gemas
- 2 xícaras de creme de leite fresco

Modo de Preparo

Faça uma calda com a água e 1 ½ xícara do açúcar fervendo-os em uma panela por 5 minutos. Tire do fogo e adicione o capim-limão de deixe em infusão por mais ou menos meia hora. Peneire a calda em um copo medidor reservando a panela com o capim-limão. Tire ½ ou 1/3 de xícara e adicione a uma panela com as framboesas. Ferva levemente, deixando engrossar amassando a fruta para ficar com uma consistência de geleia. Deixe esfriar um pouco e passe os biscoitos na mistura de framboesa e arrume-os no fundo de uma tigela grande e funda de pavê. Adicione a vodka e ½ de xícara da calda de capim-limão, dependendo de quanto os biscoitos vão absorver, reserve o restante da calda. Enquanto isso, faça o creme, despeje o creme de leite de caixinha na panela com o capim-limão até quase ferver. Tire do fogo e deixe em infusão por 15 minutos. Peneire em uma tigela. Bata as gemas com o açúcar e adicione à tigela com o creme. Bata novamente e volte com o creme ao fogo na panela limpa. Espere que engrosse e adicione a tigela de pavê. Deixe esfriar na geladeira. Bata o creme de leite fresco em ponto de chantilly e cubra o pavê com ele. Use a calda restante para fazer um caramelo esquentando-a em uma panela até que fique dourada e tenha engrossado. Deixe esfriar um pouco e jogue por cima de tudo para decorar.

FONTE: foodnetwork.com/recipes/nigella-lawson

Obs.: Coloquei apenas 3/4 de xícara de açúcar na calda, pois usei geleia de framboesa no lugar das frescas, que já é doce. No creme coloquei 1 xícara de açúcar normalmente.

Ladyfingers

Ingredientes

- 4 ovos separados
- 1 colheres (sopa), mais 1/3 de xícara de açúcar
- ½ xícara (chá) de farinha
- ¼ colher (chá) de fermento

Modo de Preparo
Preaqueça o forno a 180°C. Unte uma forma retangular pequena. Coloque as claras em uma tigela bata em ponto de neve. Adicione 1 colher (sopa) do açúcar e bata até ficar firme e brilhante. Em outra tigela bata as gemas com o restante do açúcar. Bata até que fique grosso e esbranquiçado. Em uma tigela pequena, misture a farinha e o fermento. Incorpore metade das claras na mistura de gemas. Incorpore a farinha, depois o restante das claras. Despeje na forma e asse por 8 minutos. Corte em 32 pedaços, no formato de um biscoito champanhe.

FONTE: www.cupcakeproject.com

Obs.: Fiz metade da receita de lady fingers.

Lasanha de Abobrinha Light (Low Fat Zucchini "Courgette" Lasagna)

Hoje estamos seguindo aquele cardápio mais saudável, onde transformamos um prato muito calórico em uma forma deliciosa de comer vegetais. O sabor surpreende até quem não gosta da própria abobrinha. É uma receita fácil e ótima para o dia-a-dia, além de poder ser aproveitada sem culpa. Bom apetite!

Lasanha de Abobrinha Light

Serve 4 porções

Ingredientes

- 500 g de abobrinha
- 200 g de mozzarella light fatiada
- 500 g de queijo minas frescal light
- Orégano seco a gosto
- 390 g de molho de tomate
- Queijo parmesão ralado para gratinar a gosto

Modo de Preparo


Lave, corte as abobrinhas em fatias finas, no sentido do comprimento, e cozinhe até que estejam al dente. Em um refretário, faça camadas de abobrinha, queijo minas fatiado, molho de tomate e mozzarella. Repita as camadas finalizando com o molho de tomate, salpique queijo parmesão ralado e o orégano. Leve ao forno a 280°C para gratinar por 30 minutos.