quinta-feira, 13 de junho de 2013

Steak Tartare Especial com Batatas Fritas (Special Steak Tartare with French Fries "Chips")

Este é, definitivamente, um prato que exige coragem para provar, mas que, com certeza, vale a pena. Isso acontece porque a carne é completamente crua. Steak Tartare é um prato da alta gastronomia que, nos restaurantes, só é preparado por cozinheiros altamente treinados. Um dos grandes segredos no preparo é, primeiramente, uma faca bem afiada e que todos os ingredientes estejam bem gelados durante todo o processo. Uma combinação muito diferente, mas que geralmente agrada todos à mesa. Surpreendentemente a batata frita é um ótimo acompanhamento para este steak tartare sofisticado, criando um contraste de texturas e temperaturas. Bom apetite!




Steak Tartare Especial com Batatas Fritas

Serve 2 porções como prato principal

Ingredientes
- 250 g do melhor filé magro escocês (pode ser filé mignon)
- 2 colheres (chá) de alcaparras bem picadas
- 2 colheres (chá) de picles bem picados
- 2 colheres (chá) de cebolas roxas bem picadas
- 2 colheres (chá) de salsa fresca bem picada
- 2 colheres (chá) de ketchup
- 2 colheres (chá) de mostarda dijon
- ½ a 1 colher (chá) de sal marinho moído
- alguns pingos de molho de pimenta forte e molho inglês
- 1 gema de ovo orgânico grande
Batatas Fritas
- 400 g de batatas Desirée médias descascadas
- azeite de oliva light ou óleo de amendoim para fritar
- sal marinho para salpicar

Modo de Preparo
1-     É importante que tudo esteja gelado enquanto você estiver preparando esta receita – especialmente a tábua de carne e a tigela da mistura. Não mexa demais na carne para que a textura se mantenha fresca. Corte a carne em fatias finas e as fatias em tirinhas. Junte algumas delas e corte-as em pequenos cubos.
2-      Coloque a carne em uma tigela gelada e espalhe-a pelos lados para que fique ainda mais fria. Adicione todos os outros ingredientes e misture-os rapidamente com um garfo até obter uma massa homogênea. Forme duas rodelas com a carne e coloque-as em pratos gelados. Cubra e coloque-os na geladeira para mantê-los gelados enquanto você prepara as batatas fritas.
3-      Corte as batatas em palitos de um centímetro de espessura. Não as lave – simplesmente deite-as em um pano, tempere-as com sal e deixe que sequem por cinco minutos. Enxugue-as com papel toalha.
4-      Aqueça cinco centímetros de azeite em um a frigideira funda a 180°C. Coloque os palitos de batata no azeite quente (o ideal é usar uma cesta para fritura) e frite-os por três minutos ou até que amoleçam, mas não dourem. Retire-os do azeite e reaqueça-o a 180°C. Recoloque as batatas no azeite e frite até que dourem e fiquem crocantes. Sirva as batatas fritas em uma tigela separada do steak tartare.

FONTE: Livro – “Um chef para as quatro estações” de Gordon Ramsay

Obs.: O molho de pimenta que usei foi Tabasco tradicional. Pode usar o sal comum no lugar do sal marinho, mas use apenas a metade da quantidade pedida de sal marinho. Para a batata frita, pode usar a batata que você costuma usar para fazer batata frita, também pode usar qualquer óleo vegetal, e não precisa ser muito exato com a temperatura do óleo. Preferi servir a batata no mesmo prato que o steak tartare.

domingo, 9 de junho de 2013

Carbonara com Abobrinha (Courgette "zucchinni" Carbonara)

Atendendo a pedidos de vários familiares meus, estou, finalmente, postando esta receita. Fiz pela primeira vez apenas para meus pais e foi um sucesso absoluto! Depois disso, já repeti a receita diversas vezes, onde meu maior desafio foi cozinhar para mais ou menos 15 pessoas. Essa deliciosa receita foi retirada do programa do meu chef favorito, Jamie Oliver, "Jamie at Home". Pode causar estranheza muitas vezes, por ter abobrinha no super clássico molho carbonara (que é feito à base de ovos, parmesão e bacon), mas o sabor é surpreendentemente maravilhoso. Uma das minhas receitas favoritas! Infelizmente não tenho fotos para essa receita, mas juro que vale experimentar! Bom apetite!

Carbonara com Abobrinha
Serve 6

Ingredientes
- 6 mini abobrinhas (equivalente a 3 xícaras de abobrinha cortada em tiras diagonais)
- 500 g de macarrão penne
- 4 gemas
- 100 ml de creme de leite
- 1 punhado de parmesão fresco ralado
- azeite
- 6 fatias de bacon defumado cortado em tirinhas
- 12 raminhos de tomilho (apenas as folhas)

Modo de Preparo
Ponha para ferver uma panela com bastante água e sal. Corte as abobrinhas em quatro no sentido do comprimento. Descarte o miolo e pique passando a faca na diagonal, mais ou menos do tamanho de um penne. Quando a água ferver, cozinhe o penne de acordo com as instruções do fabricante.
Para fazer o molho, coloque as gemas em uma tigela, adicione o parmesão e o creme de leite, misture com um garfo. Tempere com sal e pimenta e reserve.
Aqueça uma panela ou frigideira grande, ponha um fio de azeite e frite o bacon até que fique crocante. Adicione a abobrinha e bastante pimenta do reino, não só para temperar, mas para ficar um pouco picante. Acrescente as folhas de tomilho e mexa bem para misturar tudo, cozinhando até que a abobrinha amoleça e fique um pouco dourada.
Agora é preciso trabalhar bem rápido para não estragar o molho. Quando o macarrão estiver pronto, escorra, reservando um pouco da água do cozimento. Tire o refogado do fogo e espere esfriar bem pouquinho para não cozinhar os ovos do molho. Adicione o molho mexendo bem ao mesmo tempo em que o despeja. Acrescente um pouco da água do cozimento do macarrão até que consiga a consistência desejada. Coloque em uma travessa, salpique mais parmesão ralado por cima e sirva.

FONTE: jamieoliver.com

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Michuí de Frango/ Fatuche/ Coquetel Vodka Daisy (Chicken Michui/ Fatuche/ Vodka Daisy Cocktail)

Agora a refeição favorita da família (até agora, pelo menos haha). Desta vez a inspiração foi árabe. Tirei as receitas do livro da minha coleção sobre culinária internacional, Síria e Líbano. "Michuí" é um tradicional "churrasquinho" árabe, que fiz com peito de frango, mas pode também ser de filé mignon, temperado com xarope de romã. Acompanhando, temos "Fatuche" que é uma salada com uma variedade enorme de legumes e verduras, além do pão árabe tostado, seu charme é ter por cima lindas sementes de romã.
Como não encontramos xarope de romã em todo lugar (e quando encontramos pode ser um pouco caro), aqui também vai a receita do xarope de romã caseiro. Para aproveitar as sobras do xarope de romã, faremos também o coquetel Vodka Daisy, um sucesso com meus pais! Bom apetite!


Michuí de Frango
Serve 4 porções

Ingredientes
- 2 dentes de alho socados com sal a gosto
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 colher (sopa) de xarope de romã
- 1 kg de peito de frango cortado em cubos
- 3 tomates cortados em 4 pedaços
- 2 cebolas médias cortadas em 4 pedaços
- 1 colher (chá) de sal

Modo de Preparo
Em uma tigela, junte o alho com 1 colher (sopa) de óleo, o xarope de romã, e bata ligeiramente com um garfo. Acrescente o frango e misture novamente. Tempe a tigela e leve à geladeira para marinar por 3 horas. Em um espeto, coloque um pedaço de frango, um de tomate, outro de frango e um de cebola. Repita o procedimento até os ingredientes terminarem. Tempere os espetos com sal e o óleo restante, cozinhe em uma grelha e sirva em seguida.


FONTE: Livro “Síria e Líbano” – Coleção Cozinha do Mundo (Editora Abril)

Xarope de Romã Caseiro

Ingredientes
- Sementes de 1 romã
- 1 colher (sopa) rasa de açúcar
- Suco de meio limão
- Água

Modo de Preparo
Numa panela, coloque as sementes de romã e encha com água até quase 1 dedo acima das sementes. Ferva por 5 minutos, bata com um mixer de mão ou liquidificador e coe para separar as sementes do suco. Volte com o suco para a panela, acrescente o açúcar e o suco de limão e reduza até 1/3. Ponha na geladeira até esfriar. 


Fatuche
Serve 4 porções

Ingredientes
Para a salada
- 1 pão árabe cortado em pequenos triângulos e fritos em óleo
- 4 tomates maduros cortados em cubos
- 1 pimentão vermelho sem sementes cortado em cubos
- 2 pepinos japoneses com casca cortados em cubos
- 1 cebola média cortada em tiras
- 5 rabanetes semidescascados cortados em rodelas
- 4 folhas de alface cortadas em fatias bem finas
- 2 colheres (sopa) de salsinha picada
- 2 dentes de alho picados
Para o molho
- 4 colheres (sopa) de suco de limão
- 2 dentes de alho socados
- Azeite a gosto
- Sal a gosto
- Sementes de 2 romãs

Modo de Preparo
Prepare a salada: misture bem os triângulos de pão árabe, os tomates, o pimentão, os pepinos, a cebola, os rabanetes, as folhas de alface, a salsinha e o alho.
Prepare o molho: misture o suco de limão, o alho, o azeite e o sal. Regue a salada com esse molho e acerte o sal. Decore o prato com sementes de romã e sirva.

FONTE: Livro “Síria e Líbano” – Coleção Cozinha do Mundo (Editora Abri)

Obs.: A receita é descrita para 4 porções, mas acho que serve com facilidade 10. Por isso, a reduzi a metade. Fiz as torradinhas de pão árabe no forno, com um pouco de azeite e sal, não fritas. Também não cortei alface, rasguei em pedaços grandes e aumentei a quantidade. Além disso, não misturei o pão na salada, coloquei-os em volta dela.


Coquetel Vodka Daisy

Ingredientes
- 30 ml (2 colheres de sopa) de suco de limão siciliano
- 30 ml (2 colheres de sopa) de xarope de romã
- 30 ml (2 colheres de sopa) de vodka
- 90 ml de refrigerante de limão (tipo Sprite)
- Açúcar a gosto

Modo de Preparo
Misture tudo em uma coqueteleira com muitos cubos de gelo e sirva.

Salada Morna de Batata Bolinha com Bacon e Gorgonzola/Mil-folhas Demi Blanche (Warm New Potato Salad with Bacon and Blue Cheese/Demi Blanche Napoleon "Mille-feuille")

Este é uma cardápio perfeito para um jantar leve e elegante. Com uma salada super sofisticada e uma sobremesa glamourosa, e o melhor de tudo, tudo muito saboroso. A cebola caramelizada, o molho de mostarda, o bacon e o queijo ganham destaque na salada, compondo várias camadas de sabores que se complementam. A sobremesa brilha com a diferença de texturas e sabores, a massa folhada se esfarelando na primeira mordida, acompanhada pelo creme doce e calda de chocolate amarga. É a escolha perfeita pra quem quer impressionar. Bom apetite!




Salada Morna de Batata Bolinha com Bacon e Gorgonzola
Serve 4 porções

Ingredientes
- 500 g de batata bolinha cortada ao meio, com casca (pode ser sem a casca se preferir)
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 cebolas roxas, cada uma cortada ao comprido em 6 partes
- 4 fatias de bacon defumado cortadas em pedaços grandes
- 140 g de cogumelos fatiados
- 1 colher (sopa) de mostarda granulada
- 1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
- 100g de agrião ou rúcula
- 85 g de queijo gorgonzola (ou qualquer outro queijo azul)

Modo de Preparo
Ligue o forno a 220°C. Coloque as batatas em uma assadeira, misture com 1 colher (sopa) do azeite e uma pitada de sal. Asse por 20 minutos, adicione as cebolas, e dê uma sacudida para misturar tudo. Asse por mais 20 minutos até as batatas ficarem douradas e a cebola caramelizar e amolecer. Deixe esfriar um pouco.
Aqueça uma frigideira antiaderente. Frite o bacon sem adicionar óleo até que fique crocante. Acrescente os cogumelos, e frite por mais 5 minutos até ficarem macios.
Enquanto isso faça o molho. Misture a mostarda, o vinagre e o restante do azeite com um pouco de água. Coloque a batata, cebola, bacon e cogumelos em uma tigela grande com as folhas, e jogue o molho por cima, mexendo bem. Divida entre 4 pratos e despedace o queijo por cima.

FONTE: junglefrog-cooking.com

Obs.: Eu usei rúcula misturada com alface americana, mas acho que a quantidade é pequena para 4 pessoas, eu acrescentaria um pouco mais de batata.


Mil-folhas Demi Blanche
Serve 2 porções
Ingredientes
Mil-folhas
- 1 pacote pequeno (300 g) de massa folhada congelada
- Açúcar de confeiteiro para polvilhar
Creme de Confeiteiro
- 250 ml de leite integral
- 2 gemas peneiradas
- 4 colheres (sopa) de açúcar refinado
- ½ colher (sopa) de amido de milho (maisena)
- 1 colher (sopa) rasa de farinha de trigo
- 1 colher (café) de essência de baunilha
Calda de Chocolate
- 200 ml de creme de leite
- 50 g de açúcar refinado
- 100 g de chocolate amargo de boa qualidade, bem picado
Acompanhamento
- Sorvete de creme
- Tiras de biscoito
Modo de Preparo
Mil-folhas

Corte a massa em três pedaços de 100 g cada um. Abra cada pedaço com um rolo formando três folhas retangulares de 12 x 6 cm. Fure as folhas com um garfo para a massa não crescer demais, coloque-as em uma assadeira ligeiramente molhada. Reserve na geladeira por 30 minutos.
Leve as folhas ao forno quente (200 ºC), preaquecido, por cerca de 20 minutos, até ficarem sequinhas e douradas. Deixe esfriar.

Creme de confeiteiro

Coloque o leite para ferver. Enquanto isso, bata bem as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Peneire o amido de milho e a farinha de trigo sobre o creme e misture bem.
Junte o leite quente, misture, passe pela peneira e volte ao fogo brando, mexendo, até engrossar. Retire do fogo e adicione a essência de baunilha. Coloque o creme em uma vasilha aberta, cubra com filme plástico para não formar película e deixe esfriar.

Calda de chocolate

Aqueça bem o creme de leite com o açúcar. Derrame o creme de leite quente sobre o chocolate picado e misture bem para derreter o chocolate.

Finalização

Disponha duas folhas de massa folhada sobre a bancada e cubra-as com uma parte do creme de confeiteiro.
Coloque uma folha sobre a outra e cubra com a terceira folha, para fazer o fechamento. Apare para dar um efeito decorativo e corte com uma faca de serra em pedaços de 6 x 6 cm de lado. Polvilhe com açúcar de confeiteiro.
Sirva sobre a calda de chocolate e acompanhe com o sorvete e as tiras de biscoito.

 FONTE: www.gula.com.br
Obs.: Esta receita serve perfeitamente 4 porções, apenas aumente a quantidade de massa folhada que vai assar, asse 12 retângulos de 6x6 ao invés de 3 de 12x6.