domingo, 27 de abril de 2014

Batatas Recheadas à Moda Cajun

Hoje faremos uma viagem pela culinária Cajun do sul dos EUA, muito característica do estado de Louisiana. Na culinária francesa, a base de sabor, o tempero básico, chamado de mirepoix é o conjunto de cebola, cenoura e salsão (aipo). Os sulistas americanos tem sua própria versão, composta por cebola, pimentão verde e salsão, chamada "holy trinity" (santíssima trindade), fazendo referência a população com a religião cristã muito presente. Na receita original, o fruto do mar usado era o lagostim, mas como não é muito fácil de encontrar por aqui, usei camarão mesmo. Então, sinta-se à vontade para usar lagostim, ele é outra marca registrada dessa parte da culinária americana. É bom avisar que nessa receita o sabor do salsão fica bem evidente, como é usado da culinária Cajun, mas se você não curte muito, alho-poró é um ótimo substituto! Bom apetite!

Batatas Recheadas à Moda Cajun

Serve 6 porções

Ingredientes

- 6 batatas grandes
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 ½ xícara de cebola picada
- ¾ xícara de pimentão verde picado
- ½ xícara de salsão picado
- 1 colher (sopa) de alho picado
- Sal a gosto
- ¾ colher (chá) de páprica doce
- ½ colher (chá) de cebola em pó
- ½ colher (chá) de pimenta vermelha em pó
- ¾ xícara (170 g) de cream cheese light em temperatura ambiente
- 2 colheres (sopa) de manteiga amolecida
- 1 colher (sopa) de orégano fresco
- 2 colheres (sopa) de tomilho fresco
- 700 g de camarão cozido e descascado

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 230°C.
Faça furinhos nas batatas com o garfo e pincele-as com 1 colher (chá) de azeite. Asse por 50 minutos ou até ficarem macias. Retire as batatas do forno e deixe esfriar. Corte-as ao meio no sentido do comprimento e tire a polpa da batata da casca com um colher deixando cerca de 0,5 cm. Amasse a polpa da batata numa tigela.
Ligue o grill do forno.
Aqueça uma frigideira grande em fogo médio-alto. Adicione as 5 colheres (chá) de azeite restantes à frigideira. Refogue a cebola, o pimentão e o salsão por 4 minutos. Acrescente o alho, o sal, a páprica, a cebola em pó e a pimenta, refogue por mais 1 minuto. Retire do fogo e misture o cream cheese, a manteiga e as ervas na frigideira mesmo. Misture o conteúdo da frigideira com o camarão cozido e a batata amassada. Encha as cascas de batata com a mistura e leve ao forno por 5 minutos para gratinar.

Receita adaptada de www.myrecipes.com

sábado, 29 de março de 2014

Tilápia à Belle Meunière com Batata

No meu aniversário, pedi a meu pai um jantar no restaurante Olympe do Claude Troisgros, um de meus chefs favoritos. Foi a realização de um grande sonho meu. Além de poder apreciar um jantar deslumbrante, tive a honra de conhecer o chef, que a pedido da minha mãe foi conversar conosco e me desejar feliz aniversário. Foi o melhor presente de aniversário que poderia ganhar!


Depois dessa experiência maravilhosa, me inspirei a fazer mais uma receita dele. A que eu escolhi foi Tilápia à Belle Meurière com Batata, que além de muito saborosa tem ingredientes muito simples e de fácil acesso. Se não for possível usar a tilápia, qualquer outro peixe de carne branca serve! O destaque do prato é o molho que é feito na mesma frigideira do peixe, aproveitando o máximo possível do sabor deixado por ele. Para acompanhar um molho com tanta personalidade, as batatas são ótimas para trazer um sabor mais suave e a textura macia em contraste com as amêndoas crocantes. Espero que gostem! Bom apetite!



Tilápia à Belle Meunière com Batata

Serve 4 porções

Ingredientes

Para a tilápia
- 4 filés de tilápia de 180 g cada
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- Sal
- Pimenta- do-reino
Para o molho
- 200 g de manteiga
- 2 colheres (sopa) de cebola picada
- 1 colher (sopa) de alho picado
- Suco de 1 limão siciliano
- 80 g de amêndoas sem pele
- 30 g de alcaparras
- Salsa crespa picada
- Pimenta dedo-de-meça
- Sal
- Pimenta-do-reino moída na hora
Para a batata
- 8 batatas

Modo de Preparo

Tilápia
Tempere o peixe com sal e pimenta-do-reino. Passe os filés na farinha de trigo de um lado só. Frite na manteiga, do lado da farinha primeiro, bem devagar até ficarem dourados. Vire e frite do outro lado. Vire e frite do outro lado. Retire da frigideira.
Molho
Derreta a manteiga na mesma frigideira até ela ficar noisette (marrom-clara). Jogue as amêndoas em uma frigideira e deixe tostar. Depois, acrescente a cebola, o alho picado e a pimenta dedo-de-moça. Junte as alcaparras e o suco de limão, e tempere com sal e pimenta-do-reino. Finalize com a salsa picada.
Batata
Descasque as batatas de modo que elas fiquem com sete faces ovais. Cozinhe em água e sal, até fique al dente.
Servir
Coloque o peixe no prato, cubra com o molho e coloque as batatas em volta.

Dicas:
Antes de fritar os filés de peixe, bata delicadamente neles para retirar o excesso de farinha de trigo. Evite queimar. Lave as alcaparras antes de usar para retirar o excesso de salmoura.

FONTE: Livro – “As melhores receitas do Que Marravilha”- Claude Troisgros